12 de ago. de 2013

Parceria com Autora: Valéria Schmitt

Hoje vim mostrar uma nova parceria que fiz, dessa vez com uma autora super educada e gentil.


Valéria Schmitt é dentista e escritora brasileira, nascida em Pitangui, MG.
Em 1989 graduou-se em Odontologia pela Universidade de Itaúna, e, desde então, tem escrito inúmeras publicações na sua área ou em outras áreas.
Em 2008 publicou seu primeiro livro, "A Lei da Atração".
De 2008 a 2010 escreveu para o Jornal Sétima Vila em Pitangui.
Em 2009 escreveu seu segundo livro, "Muito Além do Passado", cuja história se passa na França do século XVIII e fala sobre o tema Terapia de Vidas Passadas.
Em 2011 mudou-se para os Estados Unidos por seis meses, a fim de poder escrever "Outono" que é seu terceiro livro e seu primeiro trabalho para adolescentes.
Outono foi traduzido para o inglês sob o título Magical Autumn e está disponível para venda em diversos países.
Outono é o primeiro livro de uma série: Inverno, Primavera e Verão.

Vou falar sobre o livro Outono.

                                                                  Sinopse:

Carolina Jardim é uma adolescente que está tranquila e feliz com sua vida e sua escola em Pitangui, Minas Gerais, e não entende por que sua mãe insiste em querer comemorar seu décimo sexto aniversário com uma grande festa, enviando convites a todos os seus colegas e parentes.
É claro que a notícia da festa e da popular banda contratada para tocar muda a forma como seus colegas se relacionam com ela na escola, incluindo Bernard, o jovem por quem ela tem uma queda. Durante a festa Carol conhece o lindo, mas enigmático Erick Tatcher, filho de um dos amigos de sua mãe. Ela também conhece uma mulher misteriosa, a venerável Ambrosina.
Depois da meia-noite, todos os convidados de Carol foram embora e somente os amigos de sua mãe permanecerem, então houve uma revelação: Eles eram todos bruxos! Carol também era uma bruxa de imensurável poder que lhe tinha sido tirado logo após o seu nascimento.
Ela também descobre que tem um poderoso inimigo a combater e derrotar - Hypollitus - um feiticeiro malvado capaz de tudo para conseguir mais Poder. E Carol é a única bruxa que pode derrotar esse monstro em uma batalha feroz.
Através de sua luta para aceitar seu status diferente e tomar uma decisão sobre a aceitação de sua missão na vida, Carol amadurece deixando de ser uma garota socialmente desajeitada e tímida e se transformando em uma jovem mulher corajosa e forte, que ama intensamente e que encara a sua missão com coragem por causa do amor que ela descobre ter em seu coração por todos aqueles que dependem dela. Será que Carol vai conseguir derrotar Hipollytus e descobrir a verdadeira identidade de Erick no final? 

Gostei tanto da sinopse que ontem mesmo acabei de ler o livro que a minha escola havia pedido, para ler Outono e realmente, pelo pouco que eu já li, é muito bom. Em algumas situações me vejo na Carol. Ela é uma adolescente que tem poucos amigos mas que com a noticia da festa se torna popular, várias pessoas interesseiras começam a conversar com ela.

Assim que eu acabar de ler o livro, prometo, que faço uma resenha mais detalhada.

Pedi a Valéria para responder algumas perguntinhas e aqui está:



Por que e quando começou a escrever?

Eu sempre gostei de escrever, fazer redações na escola era um prazer e eu sempre me expressei muito melhor no papel do que “ao vivo”, daí a querer escrever histórias num livro, foi um pulo.

2. Você tem algum ritual para escrever?

Não. Meu primeiro livro já estava praticamente pronto na minha cabeça e eu aproveitava as horas livres no Plantão do Pronto Socorro para escrever.  Quando tive vontade de começar a escrever o segundo eu estava sem o meu notebook e escrevi logo mais de 40 páginas à mão num bloco de receituário no PS. E Outono eu escrevia um pouco todo dia, à medida que a inspiração chegava.

3. Qual seu livro e seu/sua autor/autora preferido?

Meu autor preferido é José de Alencar. Adoro sua linguagem rebuscada e seu jeito de escrever. Amo romances de época! Meu livro preferido é “Quando Florescem os Ipês” de Ganimedes José, um livro que li aos 12 anos, aos 13 , aos 14, aos 15 e mais umas trezentas vezes ao longo da minha vida.

4.      Você sempre foi escritora? Como surgiu a vontade de escrever profissionalmente?

A vontade de escrever profissionalmente veio quando eu tive necessidade de expor no papel minhas experiências com Programação Neurolinguística. Eu havia acabado de ler The Secret e vi que tinha experiências parecidas com as da autora, porém mais reais, porque eu não falava de casas de 1 milhão de dólares, mas, sim, de experiências cotidianas e o leitor poderia se identificar mais comigo.

5. Qual foi a maior dificuldade encontrada para publicar o livro?

Quando você é iniciante e está correndo atrás de uma editora ou de um agente literário, ninguém quer apostar em você. Ao passo que, se você começa a fazer sucesso, ainda que seja às custas de seu próprio esforço solitário, tanto editores quanto agentes vão atrás de você. Uma agente me disse isso... Então, o caminho até que seu livro seja publicado é cheio de pedras, você esbarra na escolha da editora, na divulgação, na venda... Mas, de tudo, o mais difícil é você chegar a ser reconhecido como escritor, se firmar como tal. Isso é difícil!

6.      Quais dicas você dá para quem quer iniciar a carreira de escritora?

Persistência! As dificuldades são tremendas! Não desista! Vá atrás do seu sonho, da sua realização. Mesmo que demore um ano, dois anos, não desista nunca!

7. Quais são os amores e as dores dessa profissão?

As dores podem ser tanto físicas (dor na mão, postura, ficar afastado da família e dos amigos quando está escrevendo demais) quanto podem ser também as dores de não conseguir sucesso e reconhecimento imediato, não ter seu trabalho reconhecido inicialmente e de ser exigida uma enorme paciência de você.  Passado isso, chega a fase de ter seu trabalho reconhecido, o que é extremamente gratificante, ser reconhecido como escritor, que é tudo o que se quer... E, por fim, a maior das paixões: Escrever, criar, dar vida aos personagens, mudar o rumo de uma história! Isso é indescritível!

8. Muitas vezes autores estrangeiros são mais valorizados do que os autores nacionais. O que você pensa a respeito?

Nós vivemos num país onde a cultura do “dominante” sempre prevaleceu. No passado, o Europeu era o dominante, o “senhor” e nós aprendemos a achar que tudo dele era melhor, até o biótipo. Depois o domínio foi para as mãos dos Estados Unidos e nós continuamos a pensar que tudo aquilo que vinha de lá era melhor do que os artigos nacionais. Nossa cultura é assim: Se é importado, é bom. Mas, hoje eu vejo a literatura nacional e os escritores nacionais sendo bem mais valorizados, graças à Deus.

9. O que sua família pensa sobre você ser autora?

Meus filhos acham o máximo! Eles se orgulham muito de mim e ficam felizes quando algum colega me reconhece como escritora ou fala que leu meus livros e que gostou, ou comenta alguma coias que viu na internet. Minha mãe também fica bem coruja com o fato. Meu marido fica feliz em ver que estou ganhando meu espaço, enfim, acho que todos gostaram da minha opção.

10.  Quando será lançado o próximo livro?

Bem, falando em lançamento propriamente, ainda nem lançamos Outono oficialmente. Ele será lançado e estará disponível nas livrarias físicas somente no fim do ano, embora já se pode encontrar e-books  e livros impressos na internet. Mas, o público está cobrando a continuação, então, Inverno não demorará a ser lançado.



Se quiser falar com a Valéria ou conhecer um pouco mais sobre essa e outras obras da autora acesse: 



Skoob da autora e do livro:


Então quer o seu exemplar de Outono? 
Como a Valéria disse o livro ainda não foi lançado nas livrarias, mas você pode comprar ele no site com a Valéria: http://valeriaschmitt.blogspot.com.br/p/loja.html

Obrigada mais uma vez Valéria..

Beijos da Ana

Você já leu Outono? Deixe sua opinião nos comentários..


2 comentários:

  1. Querida Analú, muito obrigada pelo carinho, pelaas palavras gentis e pela divulgação! Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada você Valéria pela oportunidade..

    Beiijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário:
Obrigada