11 de jun. de 2013

Como Cuidar dos Seus Livros



O sonho de algumas pessoas é ter uma biblioteca repleta de livros. (Esse é um dos meus sonhos). Mas para se ter uma biblioteca é preciso muita organização e cuidado.
Veja algumas dicas abaixo:


  • Evite manuseá-los com mãos sujas ou perto de alimentos.
  • 3 vezes por ano retire-os da prateleira e faça uma limpeza. De preferencia coloque os livros no sol.
  • Mantenha os livros na vertical.
  • Para a limpeza do dia-a-dia use um espanador bem peludo.
  • Nunca vire a página de um livro ou de uma revista molhando o dedo na língua. Isso provoca acidez e mancha o papel. O ideal é virar pela parte superior da folha.
  • Para marcar paginas não use clipes use SEMPRE marcadores de páginas. Você pode compra-los prontos ou fazer o seu. Em breve ensinarei a fazer alguns.
  • Não sente e nem apoie os braços nos livros. Isso danifica a costura e a encadernação.
  •  Nunca use a orelha da capa. Ela não é marcador de página.
  • Não encoste livros em paredes. Elas podem transmitir umidade. Umidade e livro não combinam. Né?
  • Não aperte um livro no outro. Isso facilita o aparecimento de traças. Deixe sempre um espaço entre eles.
  • Quando estiver lendo um livro evite o abrir de forma que se de um ângulo de 180°. Isso prejudica a encadernação.
  • Evite que o sol incida diretamente em seus livros.
Dica extra:

Se você puder tenha uma estante somente para os livros. Evite deixa-los em caixas de papelão. Prefira que seus livros fiquem sempre na vertical. Na horizontal eles estragam com mais facilidade.





Beijos da Analú..

E você gostou? Deixe sua opinião nos comentários..







6 comentários:

  1. Adorei as dicas, as de deixar os livros no sol umas três vezes ao ano eu não sabia.
    Me encantei com seu blog, linda. Já estou seguindo.

    Beijos,
    sombradosdezoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia mas pensa bem, os livros ficam guardados por vários meses e já que devemos limpar a estante porque não deixa-los "tomar um ar". Mas não se deve deixa-los expostos muito tempo. Uns 40 minutos já está ótimo.

      Obrigada pelo carinho..

      Beiijos

      Excluir
  2. Excelentes dicas, amo ler e por esse motivo tenho vários livros.

    http://lagrimas-de-diamante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ADOREI AS DICAS! Isso seria bem legal ter uma biblioteca :)
    Seu blog é muito legal :D
    Eu tenho um blog o nome dele é COFF EMILIA, poderia visitar?!
    OBRIGADAAA, hahahah,
    Coffemilia.blogspot.com
    Seu blog é incrivel, como é seu nome?
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho é ter uma BBT. Realmente deve ser muito legal.
      Obrigada pelo carinho...Seguindo seu blog,,,

      Meu nome é Ana Luisa...pode me chamar de Analú

      Excluir

Deixe aqui seu comentário:
Obrigada